Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Sou mais Bahêa, Porra

Sou mais Bahêa, Porra



Em um dos primeiros posts deste blog, mais especificamente no “O que esperar do Bahia na Série B: a confiança que frustra”, abordei a letargia que se abatia sobre a diretoria, comissão técnica, jogadores e torcida. Em vários outros, tive a esperança de que o momento da inflexão tinha chegado e que a partir dali, o conjunto Tricolor teria nova postura e o acesso seria mais tranquilo. Infelizmente, isto não aconteceu até o momento, continuamos com uma diretoria reticente a aceitar alguns erros, treinador inseguro, time inconstante e torcida desacreditada, para dizer o mínimo.
Mas, agora chegou a hora, é semana de BaVice, é hora de incinerar o time do lixo, de brocar a leoa, de mostrar quem é o maior da BA e do NE. A diretoria deu um passo importante com o lançamento da campanha #TMJBAHÊA, a torcida vem comprando ingresso e está ciente da sua responsabilidade no sábado, restam comissão técnica e jogadores fazerem sua parte.
Para que isto aconteça, entendo que o Bahia tem de mudar o esquema para enfrentar o Vice, que por sinal é um time inconstante e com problemas como o nosso, mas possui dois jogadores no meio-campo, justamente nosso ponto mais frágil, que possuem características que podem fazer a diferença, Escudero, jogador técnico e com boa visão de jogo, e o conhecido Rayner, pouca técnica, mas velocidade e disposição que se destacam.
Para princípio de conversa, eu mudaria radicalmente a estrutura tática do meio, ao invés do losango que usamos atualmente, com 1 volante, dois meias abertos e um armador mais adiantado, eu faria uma linha de 4 com jogadores capazes de marcar e ao mesmo tempo de segurar a bola com qualidade, entraria com Yuri, PD (Pittoni), Souza e TR, sendo que os dois primeiros jogariam centralizados, evitando a cratera que vimos em outros jogos, e os dois últimos mais abertos, mas não encostados na linha como jogam às vezes. Lembro que Souza fez sua melhor partida pelo Bahia jogando pela esquerda, então jogaria por este lado, enquanto TR pela direita. Ademais, Souza é um dos poucos jogadores com boa estatura que temos do meio para frente, podendo ser úlil na bolas altas dos adversários, sem dúvida um dos nossos pontos fracos durante toda a campanha. Só para registro, sempre defendi Pittoni como titular, mas entendo que para o próximo jogo, Yuri, pela juventude e poder de marcação, será mais útil.
Na marcação, formaria uma linha de 4 na frente dos zagueiros, estilo Boca Juniors de Bianchi, impedindo a troca de passe e infiltrações pelo meio. Em conversa com outro tricolor, aventei a possibilidade que Yuri colasse no hermano, mas temo que o mesmo caia pelas pontas, deixando nosso meio aberto, para o veloz Rayner, por isto optaria pela marcação por zona ao invés da individual.



Com a posse da bola, manteria os dois volantes mais fixos e soltaria mais os laterais. Assim, os homens de lado do Vice precisariam recuar para ajudar na marcação, dificultando a saída rápida pelas pontas, além dos dois volantes garantirem à cobertura dos laterais e uma postura mais segura na proteção à zaga.
Com a contusão de Max, ainda não está 100%, eu nem cogitaria a escalação de Roger ou Zé Roberto, entraria com Eduardo, ou talvez Rômulo por ter jogado mais adiantado no Pan. Outra possibilidade, lembrada por um colega da Embaixada BBBMP é a entrada de João Paulo, com isto o time ganharia um jogador rápido e driblador, podendo se tornar um fator surpresa, mas como SS não vem utilizando o jogador, acho esta uma opção remota, mas insisto que é uma boa. De qualquer forma, esse jogador teria a função de tabelar com os meias e de se aproximar mais de Kieza, que jogaria sem posição definida na frente, podendo estar fixo entre os zagueiros ou caindo pelos lados abrindo espaço para infiltração do meia.



No último BaVice, o momento era mais favorável ao Bahia, mas fomos surpreendidos, agora chegou nossa vez de fazer diferente e dá um nó tático nos caras, assim como Marquinhos Santos fez na final do Baianão 2014, como lembrado ontem por um colega.
Encerrando, esta seria minha escalação, DP, Raylan, Róbson, Gustavo, e JP; Yuri, PD (Pittoni), TR, Souza, e Eduardo; Kieza. Time mais suficiente para jogar e ganhar do vice, basta união e raça dentro e fora de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.