Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Gols de gente grande


Os leitores mais antigos deste blog sabem que há um tempo defendo Doriva para treinador do Esquadrão. Mesmo sabendo que ainda é cedo para fechar questão sobre o treinador - são apenas 5 jogos; que o time ainda não fez uma exibição de encher os olhos, no máximo jogos razoáveis (leiam em: http://sobahea.blogspot.com.br/2016/01/comecou-o-ano.html; http://sobahea.blogspot.com.br/2016/01/nada-mais-que-obrigacao.htmlhttp://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/deu-sono-zzzzzz.htmlhttp://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/passamos-no-1-teste.html; http://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/em-marcha-lenta.html); e que SS também teve um bom início de ano, perdendo o controle do time e do grupo no final do 1º turno da Série B, me arrisco a dizer que a diretoria acertou na escolha do treinador, baseio minha conclusão na análise dos lances dos jogos. Se no post http://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/o-4-1-4-1-comeca-encaixar-mas.html, ficou evidente que o esquema tático começa a aparecer na defesa, no de hoje, vamos verificar que os gols de ontem foram frutos de um trabalho coletivo, independentemente da qualidade individual dos nossos jogadores, vamos ao lances.

1- 1º gol: começa com HB vindo buscar a bola no meio-campo pelo lado esquerdo, vejam que Luisinho sai da direita (fez isto algumas vezes ontem) e vem para o centro do campo, por sua vez, GB Ninho e Tinga Molusco disparam (imagem 1). Quando a bola chega em Luisinho, Ninho e Molusco já são opções de passe pela direita, enquanto HB e EJ entram na área (imagem 2). Antes da bola chegar em Tinga, GB deu uma limpada no lance, deixando nosso lateral livre para cruzar, tendo como opções Luisinho e HB na entrada da área e EJ, autor do gol, na entrada da pequena área. Ninguém deu um passe de efeito ou fez um lance mirabolante, o conjunto é que deu show.



2- 2º gol: outro lance que o conjunto faz a diferença. Reparem que no início da jogada, HB está na intermediária do Bahia, e Juninho tem EJ e GB Ninho como opções de passe (Imagem 4) . O escolhido foi EJ, mas a bola não chegou, pois o marcador tocou para trás e a bola sobrou para GB, neste momento HB já se infiltrava livre pelo meio (Imagem 5), recebeu o passe e brocou.

3- 3º gol: no post http://sobahea.blogspot.com.br/2016/01/o-novo-trio-de-ataque-do-tricolor.html, afirmei que HB era um centroavante com poucos recursos quando saía da área, para minha agradável surpresa, ele vem queimando e muito minha língua, pois foi decisivo no gol contra o Santinha e, ontem, deu um belo passe para Luisinho na jogada do 3º gol. Neste lance, o aspecto individual pesou, mas entendo que o coletivo ainda foi preponderante,  pois Luisinho toca para HB e já se projeta, sabendo que receberia o passe na frente, com certeza jogada treinada nos coletivos e treinamentos táticos. Vejam que o Juazeirense está com 6 jogadores atrás da linha da bola, mesmo assim chegamos com facilidade na área deles.



Reitero, ainda é cedo, mas o time vem dando mostras que o trabalho no dia-a-dia do Fazendão está sendo bem assimilado e começa a render frutos. Que continue assim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.