Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

domingo, 20 de março de 2016

Nosso Xará não é páreo

Infelizmente, a internet pregou uma peça e não consegui assistir o jogo, apenas ouvi pelo rádio, com isto a análise será feita com base no vídeo dos melhores momentos. O que prejudica em muito a avaliação da partida, mas os lances do primeiro jogo me permitiram chegar a algumas impressões que gostaria de dividir com vocês:

1- Paulo Roberto, mesmo sendo 1º volante de origem, começa a se sentir mais a vontade no papel de segundo volante. No jogo de hoje, chegou três vezes dentro da área adversária em condições de marcar. Chamo atenção para a primeira das chances, vejam nas imagens abaixo que na hora da cobrança do escanteio, PR está fora da área, dando a impressão que lutaria por um possível rebote, mas enquanto a bola viaja, ele dispara e chega em reais condições de concluir o lance a gol. Reparem que o marcador não esperava, e mal aparece na 2ª imagem.



2- Juninho enfim vem mostrando o potente chute de fora da área, uma das qualidades que levou o Bahia a contrata-lo. No jogo contra o Santa Cruza, 1º da Lampions, Juninho já tinha marcado, mas ali foi um lance isolado que não se repetiu mais naquela época. Mas, nos últimos jogos, ele vem arriscando cada vez mais, já tinha soltado um petardo no BaVice, e hoje, novamente soltou dois, o primeiro para uma excelente defesa do goleiro, porém para nossa sorte e alegria, o segundo foi saco. No primeiro lance, Juninho recebeu a bola de Zé Roberto, deslocado pela esquerda, já matou ajeitando para o chute. No segundo, Juninho roubou a bola no meio, arrancou e driblou, fugindo das suas características, e soltou um forte chute da entrada da área, GOLAÇO.




3- João Paulo já era não grande coisa em 2015, mas em 2016 tá de matar o torcedor de raiva, mesmo o Bahia jogando mais pela esquerda no primeiro tempo, não vi nenhum com a participação de JP, definitivamente, os bons cruzamentos, o único ponto forte dele, sumiram. Para piorar, o cara ainda sempre toma bola nas costas (lá ele) e quase complica o Bahia, ou seja, não ataca e nem defende. Quarta, Doriva tem de colocar Moisés em campo, não podemos mais contar com JP. Vejam o buraco que ficou a nossa lateral, proporcionando a melhor chance do Xará de Feira. Reconheço que não vi o lance todo, mas já vi vários outros similares como o mostrado no post "Nada é por acaso" (http://sobahea.blogspot.com.br/2016/01/nada-e-por-acaso.html)



4- Nosso lado forte mudou. Nos primeiros jogos da temporada, o lado direito do Bahia se destacava com a triangulação entre Hayner (Tinga), Danilo Pires e Luisinho, foram alguns gols e várias chances que saíram por aí, mas a contusão de DP, e a mudança de esquema de jogo acabaram com estas jogadas, pois PR, substituto de DP, não tem a mesma função em campo, e mesmo se tivesse não teria a mesma mobilidade e capacidade de ultrapassagem. Com isto, nosso lado esquerdo, apesar de não termos um lateral esquerdo, começa a se destacar. No jogo de hoje, praticamente todas as chances do primeiro tempo foram criadas por este lado, destaco que EJ vem se mostrando cada vez mais adaptado a função, fez até jogadas de ponta, e aparecendo cada vez mais no jogo. Por sua vez, Juninho vem municiando bem EJ com bons passes, como o do lance abaixo, infelizmente, na conclusão da jogada EJ baixou a cabeça, não viu ZR chegando e concluiu mal.




5- A queda de rendimento de Luisinho assusta, nos melhores momentos do jogo de hoje, só tem um belo passe de calcanhar para Paulo Roberto, em um dos 3 lances citados no item 1. Concordo com todos que dizem que a saída de DP foi fundamental para o fato, só gostaria de acrescentar que a saída de Hernane também, e quase com o mesmo peso da de DP. Aqui mesmo no blog, já mostrei diversos lances nos quais HB saía da área e tabelava com Luisinho, muitas vezes deixando o companheiro à vontade para concluir, vejam um exemplo no post "Gols de gente grande" (http://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/gols-de-gente-grande.html).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.