Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

quinta-feira, 31 de março de 2016

O insuportável pessimismo da torcida do Bahia

Ao invés do post sobre os destaques do jogo, na minha opinião Lomba foi quem acumulou; e Feijão quem ficou devendo, queria falar um pouco sobre a torcida tricolor, já toquei neste assunto nos posts "A necessária DR entre o Bahia e a Nação" (http://sobahea.blogspot.com.br/2015/12/a-necessaria-dr-entre-o-bahia-e-nacao.html) e "Destaques do jogo: Bahia 2 x 0 Confiança" (http://sobahea.blogspot.com.br/2016/02/destaques-do-jogo-bahia-2-x-0-confianca.html).

Lembro que na década de 80 ou 90 existia um livro chamado "A Insustentável leveza do ser". Se não me engano, foi feito um filme baseado no mesmo, ambos com relativo sucesso. A galera cabeça adorava, eu para me enturmar, tentava ler, mas não conseguia nunca passar do segundo parágrafo, minha cabeça de engenheiro não conseguia acumular o conteúdo filosófico da obra. Achei aquele livro chato para p... Segue link para quem quiser conhecer https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Insustent%C3%A1vel_Leveza_do_Ser.


Mas, por qual motivo estou falando desta obra? O motivo que me trouxe esta lembrança é a forma que a torcida do Bahia tem se manifestado nas redes sociais, daria um livro, o quase best-seller,  "O insuportável pessimismo da torcida do Bahia". É inacreditável como os anos de 90 e 2000, os quais passamos no buraco, fizeram mal a nossa torcida, se antes éramos só vibração, hoje, somos só reclamação; se antes valorizávamos nossos jogadores nos triunfos, hoje, ganhamos porque os adversários são fracos; se Marcelo Santana se cala, é um covarde, se fala, é um merda que só abre a boca para falar besteira; se nosso goleiro vai bem, a culpa é da zaga que deu chance ao adversário; se contratamos muito, criticamos porque não damos chance à base; se damos chance à base, precisa contratar porque a molecada é fraca, parece um mantra, só sabemos repetir queremos reforços; poderia citar mais um monte de asneira que venho lendo, mas vou parar por aqui.  Só vejo vibração e empolgação nas postagens das embaixadas espalhadas pelo Universo.

De repente, isto tudo é apenas um fenômeno comum na era da internet, onde todos se sentem mais a vontade para soltar o verbo na frente do monitor ou da tela do smartphone, largando ali todas suas frustrações diárias, sem representar o seu verdadeiro sentimento (para entender melhor o assunto, recomendo a leitura do artigo"A boçalidade do mal").

PQP, o time vem fazendo uma campanha histórica, 100% de aproveitamento e melhor campanha da história da Lampions, vantagem garantida nas finais do Baiano, único time a ganhar fora nas quartas do Baiano ou da Lampions, brocamos o Santinha e o Fortaleza fora, 1 derrota (Ah!!! Mas, foi para o Vice, gostam de lembrar os torcedores), 1 empate e 14 triunfos em jogos oficiais. Só que para nossa torcida, tudo isto é fruto da fragilidade dos nossos adversários, não dos nosso méritos, até porque não os temos para nosso exigente torcedor. Esquecem que todos os times das Séries A e B estão enfrentando adversários mais frágeis, e nenhum tem a mesma campanha do Esquadrão.

Ademais, sou torcedor e também estou puto por ficar 7 jogos sem brocar a Leoa, 2 anos é muito tempo sem espancar nosso freguês, isto dói e magoa, mas não podemos por causa disto jogar na lata do lixo (não falei Barradão) todo o trabalho que está sendo feito pelo conjunto tricolor. Nossa torcida cai como patinho no jogo de parte da imprensa baiana que supervaloriza os jogadores e conquistas do Vice e diminui nossos feitos e malha nossos atletas. Temos de acordar, criticar e cobrar quando necessário, mas valorizar, elogiar e sobretudo incentivar quando acertar, e este é um momento de acerto..

 https://esporteinterativobr.files.wordpress.com/2016/03/campanhas-copa-do-nordeste-campinense-bahia-e-vitc3b3ria1.png

Os números acima, na década de 80, seriam motivo para Fonte Nova cheia e aeroporto lotado para recepcionar os jogadores, hoje servem para nos lembrar que ainda não conseguimos o acesso, que os adversários são fracos, que K9 foi para o Vice, que a grama do vizinho é mais verde, e por aí vai.  Parece que a galera torce contra só para dizer no final que tinha razão. Ou seja, ler as postagens da galera do Bahia está se tornando chato para cac..., mais ou menos como ler "A insustentável leveza do ser".

Encerrando, não acho que o Bahia está uma maravilha, que estamos jogando o fino da bola, que somos o Bayern de Salvador ou o Barcelona dos Trópicos, que não precisamos de reforços, que Doriva é o novo Guardiola, nada disto, só acho que o trabalho feito em 2016 tem dado frutos, que o time, mesmo quando desfalcado, tem mostrado um padrão de jogo e ganho seus jogos sem grandes sustos, que as contratações foram acertadas, e que a base vem dando conta do recado quando acionada. Por isto o elenco e a comissão técnica merecem mais respeito e apoio do torcedor, não somente cornetagem.

Sempre atento, mas sempre BAHIA. BBMP

9 comentários:

  1. Concordo plenamente, Miguel, a torcida do bahia está cheia de corneteiros que vivem de resultados imediatos e análises passionais. É um negativismo insuportável, tiro pela galera do Bahia Birita, cujos comentários são de acordo com o resultados. Observo que preferem criticar e cornetar diante de um mau resultado, do que elogiar quando conquistamos triunfos. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Comentava justamente isso durante o jogo ontem,Bahia faz gol é falha do goleiro adversário,se o goleiro adversário defende, a falha é do atacante do Bahia,parecem que torcem contra só ter o gosto de dizer "eu avisei"se alguma coisa não dá certo. BBMP!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, acham que criticar a nossa base e o nosso Esporte Clube Bahia como um todo, é a melhor forma de tirar o clube, que já está saindo da lama.
    Os torcedores precisam se colocar no lugar deles: TORCER.

    ResponderExcluir
  4. Pois é... tudo que foi colocado nesse post, eu também venho observando. Infelizmente eu tenho a certeza que boa parte da imprensa baiana influência na opinião de muitos torcedores que teimam em ouvir quem não tem credibilidade para estar atrás de um microfone. A lista do caso "jabá" foi de suma importância para descobrirmos como dirigentes sem preparo e "donos" do Bahia ficavam tantos anos no poder. Se a imprensa não bate em administrações ruins, fica tudo acomodado. E as torcidas organizadas? Pq faixa de luto e faixa de cabeça para baixo por causa de dois anos na segundona? Passamos 7 anos no inferno e não lembro de tanta cobrança como hoje. Me orgulho em saber que eu posso votar no meu presidente. Hoje o Bahia valoriza seus funcionários, salários em dia, sem sofrimento para honrar seus compromissos, mesmo com o enorme rombo que a administração atual pegou. Os frutos desse trabalho começam a aparecer. Vamos para frente.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom texto, amigo. É por aí mesmo. Ainda ontem no Twitter, li alguns perfis, ao invés de comemorar, agradecer à Deus pq Rômulo e Zé Roberto não jogaram. Pqp. Foda isso. Domingo na fonte, é certo sair um monte de chato das suas tocas pra ficar na arquibancada reclamando o jogo todo.

    ResponderExcluir
  6. Excelente comentário. Fiz um desabafo à época do aniversário do clube, dê uma olhada: https://www.facebook.com/thiago.doria.3/posts/10153482158424585
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. A desconfiança e a cobrança de grande parte da torcida não é a toa. Lembro-me do ano passado quando batiamos no peito e diziamos: "Meu Bahêa vai subir". Ledo engano!!! É palusivel sim, a campanha do Bahêa na Copa do Nordeste e no Baianão, porém, auando pegamos times de médio para alto padrão de jogo, nos complicamos todo!!! Se voces acham aue os times que temos jogado é alguma referência para avaliarmos a aualidade di nosso time, as coisas vão de mal à pior!!! Ou vocês acham aue temos um bom sista defensivo e de criação???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annibal Sampaio Neto31 de março de 2016 23:28

      Ô "Unknow", porque será que não se identifica???
      Concordo que temos deficiências para o atual nível de exigência que temos pelas extraordinárias mudanças que temos vivido após um longo período de trevas, porém é inegável que a constatação que você contesta. Você espera que em tão pouco tempo sejamos um Barcelona ou Manchester? Menos! Espero chegarmos lá mas precisamos de um mínimo de paciência, reconhecimento e compreensão!

      Excluir

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.