Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

terça-feira, 5 de abril de 2016

Falhas, falhas e mais falhas

Poucos jogos do Bahia foram tão ricos em imagens como este, infelizmente, quase todas mostrando as falhas de posicionamento da nossa defesa, em especial pela lateral esquerda.  
Falhamos por baixo, por cima, fomos incapazes de parar o ataque do Fortaleza, nem preciso  dizer que a trave nos salvou.

Os adversários já descobriram a fragilidade das nossas laterais e estão explorando sem dó, nem piedade, foi assim contra o Vice e voltou a ser assim domingo. Doriva precisa urgentemente rever alguns dos seus conceitos defensivos, o posicionamento avançado da linha de zaga está deixando muito espaços nos lados do campo e como veremos nas imagens, nos deixando em apuros em boa parte do jogo.

Em compensação, nossa dupla de ataque foi cirúrgica nos passes nas poucas chances que criamos. O passe com o lado de fora de EJ foi brincadeira, a calma e precisão de ThR no passe para Juninho foi sacanagem.


Vamos aos lances do Fortaleza.

1- Primeira bola na trave: o lance começou com uma bola perdida por Juninho no meio, vejam que nossa defesa está toda desmontada, Éder sai para cobrir KPG, Feijão e PR correm arás do meia, Hayner do ponta, resumindo, temos 7 jogadores na imagem, mas os 4 do Fortaleza estão livres. 


2- Série de chances desperdiçadas: na primeira imagem, Feijão não impede o passe do meia, e Éder e LF assistem a passagem do centroavante no meio dos dois, Lomba que nos salvou, falha feia da nossa dupla de zaga. 

Na segunda, Éder falha feio na bola aérea, zagueiro deste porte não pode deixar uma bola desta passar, enquanto JPG só observa Juninho avançar e cabecear livre, mais uma falha da nossa defesa. 

Na terceira, o Bahia subiu todo para o ataque, meias e laterais foram também, deixando nossa defesa totalmente exposta, a falta de tranquilidade do 9 deles, nos salvou nesta. 




3- Bola na trave 2: nosso lateral já era Moisés, mas o buraco pela esquerda continuava o mesmo, veja que Moisés sai no combate ao lateral que só toca para a grande área do Bahia, falha de posicionamento da zaga e do meio, pois ninguém está acompanhando o jogador que passa.


4 Gol Fortaleza: a falha do lance anterior se repete, veja que temos 4 jogadores do Bahia estão próximos ao lance, mas nenhum acompanha o meia que inicia a jogada e depois passa para cruzar. Feijão começa e termina o lance completamente perdido, não sabe o que fazer, apenas observa o que está acontecendo, não sai do lugar. Eduardo, o jogador que fez o gol, está o tempo todo entre Éder e LF, mas não fomos capazes de impedir a conclusão.




4- Outra sequência de chances perdidas: no primeiro lance, vemos novamente Hayner mais por dentro, como já tinha acontecido no gol deles lá, e correndo atrás do ponta. Este posicionamento de Hayner só pode ser orientação do treinador, pois vem se repetindo jogo após jogo sempre da mesma maneira. Nossos adversários já perceberam, colocam um jogador aberto na ponta que sempre recebe livre, restando a nosso lateral correr atrás. Na imagem também não vemos Feijão, pois o mesmo tinha feito uma falta na meia-lua da grande área adversária no lance anterior, reitero o que já disse aqui, com o time com um a menos, Feijão não poderia subir tanto. 

No segundo lance, a bola vem cruzada da entrada da nossa área, Moisés e Júnior Ramos estão pessimamente colocados e não evitam a conclusão, para nossa sorte, o avante do Fortaleza não sabia se cruzava ou chutava e não fez nem um, nem outro. 

No último lance do jogo, mais uma vez nossa zaga falhou e nossa estrela brilhou, num chutão do meio campo, nossa zaga, foi incapaz de cortar a bola, a falha não foi só de Moisés, este tipo de bola é da dupla de zagueiros, por fim, Lomba mostrou sua insegurança na saída de gol e fica vendido no lance.




Vamos aos lances do Bahia.

Terminado o festival de falhas da nossa defesa, e da incapacidade dos atacantes cearenses de marcar, vamos ao que prestou em nosso time, a clarividência de nossos atacantes. No primeiro lance, EJ domina bola, tem a paciência de esperar a aproximação de JPG e dá um passe magistral, infelizmente mal concluído.




O gol do Bahia foi num lance que mostra muito do potencial de Thiago Ribeiro, nosso avante teve calma para esperar o momento certo do passe. Reparem que no início da jogada, EJ passa levando consigo um defensor do Fortaleza, abrindo o espaço para o passe de ThR para Juninho que chega pedindo a bola e soltou mais um belo chute, decretando o empate e nossa classificação.





Finalizando, as imagens aqui dispostas mostram uma série de falhas da defesa tricolor e do nossos meias de proteção, ainda bem que os atacantes cearenses estavam num péssimo dia. Doriva precisa urgentemente corrigi estas falhas, pois quando pegarmos um ataque mais qualificado, ou simplesmente mais inspirado, poderemos pagar caro, muito caro.

As imagens foram obtidas do vídeo http://esporteinterativo.com.br/futebol-nordeste/videos-melhores-momentos-bahia-x-fortaleza-copa-do-nordeste/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.