Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

terça-feira, 17 de maio de 2016

Bahia 2 x 1 Avaí: o que dizem os gráficos

A análise dos dados e mapas disponíveis no site http://meu.footstats.net permitem corroborar ou retificar algumas impressões que temos durante o jogo. No caso específico de Bahia 2 x 1 Avaí, os gráficos apresentados pelo footstas confirmam a impressão geral que a torcida tricolor teve da partida, vejamos:


1- o jogo foi um verdadeiro treino ataque x defesa, o mapa de calor do Bahia na partida mostra que não saímos do campo adversário, em especial da intermediária; que buscamos jogar pelas laterais,mais pela direita; que pouco produzimos na entrada esquerda da área do Avaí; e que poucas vezes precisamos nos fechar na nossa intermediária. Corrobora completamente com o jogo que vi e com as análises que li.


2- Concluímos muito, mas sem precisão. A primeira imagem mostra que fizemos 21 conclusões durante o jogo, 12 de fora da área e 9 de dentro, o que demonstra um certo equilíbrio na conclusão das jogadas. Já a figura 2 mostra que a maior parte das finalizações não atingiu o alvo, persistindo nosso problema crônico de finalização.



3- Apesar de Zé Roberto ter sido escolhido o barril dobrado do jogo com dois gols, entendo que Danilo Pires foi o melhor jogador da Bahia na partida, principalmente quando estava atuando pela direita ao lado de Tinga. Após a entrada de Luisinho, DP foi deslocado para o lado esquerdo jogando em linha com Juninho, numa função que até então não tinha desempenhado no Bahia, mas saiu-se bem na minha opinião. O primeiro mapa de calor abaixo é de DP, mostra claramente as duas fases distintas do mesmo durante o jogo. Postei também o mapa de calor de João Paulo, vejam que JP se movimentou numa faixa de campo bem menor do que DP, quando os dois deveriam ter feito o mesmo papel em campo, cada um pelo seu lado respectivo.





4- Apesar de ter feito dois gols de dentro da área, Zé Roberto não ficou plantado lá, durante o jogo ZR caiu mais pela direita do que ficou preso da área, o que confirma a sua vocação para ser atacante de beiradas e não de centro. Por sua vez, Thiago Ribeiro jogou muito afastado da área, em especial após a entrada de Luisinho, sei que ele tinha a função de ajudar na armação das jogadas, mas entendo que ele poderia encostar mais no atacante de meio para buscar a tabela e a finalização, entretanto apesar deste comentário, gostei da atuação de ThR nesta partida.



Por fim, o Bahia colocou dois jogadores na seleção do Footstats da rodada, Moisés que fez uma boa atuação pelo lado esquerdo, precisando caprichar mais nos cruzamentos; e Zé Roberto autor dos dois gols que deram o triunfo ao Tricolor. Só uma cutucada, Madson, escorraçado do Bahia pela torcida, continua fazendo um bom papel pelo Vasco, ano passado foi o lateral direito da seleção do Carioca, este ano, botou Picachu no banco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.