Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

sábado, 22 de outubro de 2016

Professor Guto, o cego de um esquema só

Minha vontade pessoal era começar o post de hoje soltando um sonoro e expressivo VTNC Professor Guto Ferreira. Porém, alguns leitores, diga-se de passagem nenhum deles Bahia, acham que eu exagero nos xingamentos, por isto vou começar mais light e perguntando ao nosso Mestre PGF por que depois de 20 rodadas que ele assumiu o time, sendo 10 fora com apenas 1 triunfo, ele ainda não conseguiu enxergar que o esquema 4-3-3, ou 4-2-3-1 como ele prefere dizer, não funciona fora de casa?
Não tenho nada contra este esquema de jogo, mas para ele funcionar é necessário uma das duas premissas, ou seu dois atacantes de lado são muito acima da média do campeonato, o que não é nosso caso, Edigar junio, o melhor de todos, Misael, Wesley Natã e Alano são jogadores comuns, ou seja na média dos adversários; ou o time que o Bahia está enfrentando recua suas 3 ou 4 linhas permitindo que o Bahia suba com 7 ou 8 jogadores, o que acontece na Fonte. Entretanto, quando jogamos fora de casa, o adversário mantém sempre alguns jogadores adiantados, com isto, nossos laterais acabam ficando preso, e com apenas 3 jogadores no meio, Luiz Antônio, Juninho e Cajá, nosso time acaba não sendo capaz de criar.

Em casa, quando, nossos laterais e volantes conseguem subir, o Bahia sufoca qualquer adversário, o que vimos durante todo o segundo turno. Entretanto, fora de casa quando o adversário também tem a obrigação de atacar, nossos laterais e volantes já não sobem tanto e enfrentamos sérias dificuldades de criar oportunidades, o que aconteceu hoje.

PGF falou durante a semana que marcaríamos sobre pressão, mas acertadamente ele não disse em que linha faríamos isto. Como bem lembrado por um colega da Embaixada de Brasília, em apenas em alguns momentos pressionamos o Oeste já na saída de bola dos zagueiros, em todas recuperamos a bola, porém na maioria das vezes, pressionamos a partir do volante, e ficamos a ver navio.

O relato acima reflete muito bem o que vimos no primeiro tempo, um Bahia assistindo o Oeste tocar a bola de um lado para outro. A única chance clara que criamos, nasceu de um chute errado, que sobrou para EJ, mas o mesmo concluiu de forma displicente, se mata a bola, era impossível o gol não sair. O Oeste também nada criou, destaco que Thiago foi um monstro na primeira etapa e na segunda também. Tinga fez o que dele se espera, porém Eduardo, por causa do esquema de PGF, ficou preso, e nosso meio não apareceu.

O segundo tempo começou na mesma toada, o Oeste com seu improdutivo toque de bola e o Bahia assistindo, só faltava aplaudir. De tanto assistir, o Bahia acabou criando a oportunidade que o limitado time do Oeste não conseguia, uma falta na entrada da área pela direita do ataque resultou no gol deles. Entendo que Muriel falhou, mas vários torcedores que estavam no Paraíso do Dendê, point da torcida em Brasília, entenderam que não.



PGF fez três alterações, em todas, trocou 6 por meia-dúzia, mas como o Oeste recuou para garantir o resultado, mais uma prova que este esquema só funciona quando o time adversário joga fechado, crescemos um pouco, e num cruzamento de Eduardo, enfim apareceu na frente, empatamos o jogo em um gol contra. Depois disto, os times tiveram chance de ganhar, mas nenhuma clara.

Insisto que este não é o esquema ideal para jogar fora de casa, já falo isto aqui há um bom tempo. Adicionalmente, pergunto por que PGF não inverteu EJ de lado, já que ele vinha fazendo uma boa parceria com Eduardo?

Reitero, não entramos no G4 nesta rodada por culpa e dolo de PGF, ademais os três próximos jogos fora de casa serão realmente fora de casa, ao contrário de hoje, por mais que as Embaixadas do Centro-Oeste apareçam, dificilmente seremos maioria nos estádios em GO e MT.

Enfim, não dependemos mais de nossos esforços, mas a chance de subir ainda é muito grande, ganhando as 3 em casa e uma ou duas fora estaremos no G4 na 38ª rodada. Para acabar, tenho de prestar minha homenagem à Nação, show em Salvador e em Barueri. Acorda Gordiola.

#JuntosVoltaremos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.