Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

segunda-feira, 5 de março de 2018

Mais do mesmo

É galera, já está ficando chato escrever aqui no blog, ler deve estar insuportável, o texto está ficando cada dia mais repetitivo, toda rodada é a mesma ladainha, o Bahia não jogou nada, não teve criatividade, tinha uma cratera na nossa zaga, achamos os gols, blá-blá-blá. Acho que sobre o jogo de ontem, poderia terminar por aqui, todos viram e sabem o que aconteceu, mas vou tentar fazer uma análise mais aprofundada de alguns pontos.



Começando pela zaga, louvo a tentativa de Guto em tentar mudar o esquema de jogo, colocando somente um volante, mas já ficou claro contra os fracos adversários que enfrentamos até aqui que nossos 4 zagueiros, Thiago, Lucas, Grolli e Becão, são pesados e lentos, vão ser vencidos sempre no mano-a-mano, o gol de ontem foi assim, Lucas tomou um drible básico de baba. Desta forma, precisam jogar melhor protegidos, não adianta um volante que sabe sair jogando, mas que não protege a zaga, quanto mais o volante der espaço na frente da nossa área, mais a fragilidade dos nossos zagueiros vai aparecer. Em suma, precisamos reforçar urgentemente a frente da nossa zaga, insisto, Greore não é primeiro volante, revejam o gol de ontem e vejam que ele nem aparece, Édson, Élton ou o moleque Luiz Fernando precisam jogar como primeiro volante, Gregore definitivamente não dá.

A escalação de ontem. Entendo que Guto tentou o seguinte, Alione é mais clássico e lento, então faria o papel de Vinícius. João Pedro mais rápido e voluntarioso faria o de Zé Rafael. Nem preciso dizer que não funcionou. Mas, o problema não está nos nomes, o problema está na postura do time em campo, os caras precisam se aproximar, jogar um na Praia do Forte e o outro na Ribeira não dá liga. Para o jogo fluir, o jogador que está com a bola tem de ter pelo menos 2 a 3 opções de passe num raio de 10 metros, no Bahia, o cara mais próximo está a 20, 30 metros, por isto a quantidade de passe errado e de retomada de bola pelos adversários. No lado direito este problema é crônico, vem desde o antigo Egito, ninguém se aproxima do lateral que tem de resolver tudo sozinho. A quantidade de balão para frente é outro problema que precisamos repensar, na maioria das vezes, apenas devolvemos a bola para o adversário. Em suma, Guto precisa repetir a exaustão o velho treinamento de dois toques em espaço reduzido.



O fator Élber, não gosto de pegar no pé de jogador, prefiro respeitar o profissional, mas não consigo entender o motivo deste atleta ser titular. Melhor, só é titular porque Guto já escolheu o esquema tático e Élber é importante na recomposição para marcar o lateral, pois ofensivamente o moleque tem sido nulo até o momento. Na boa, vamos voltar ao papo do volante, seria muito mais produtivo escalar um primeiro volante, colocar Gregore como segundo, e deixar os 4 (Vinícius, Zé Rafael, EJ e mais um) da frente revezarem na criação e na recomposição da marcação pelos lados. Entendo que assim nosso meio ficaria mais consistente e nossa marcação fortalecida. Ou seja, voltar ao 4-2-3-1.

Mas, falar mal só de Élber é sacanagem, Edigar e Kayke estão devendo e muito. O primeiro ainda não se readaptou pelo lado, tem perdido bolas seguidamente e nada cria. O segundo insiste em perder todas as oportunidades que aparecem, aquela de ontem foi sacanagem, chutar para fora uma bola dominada em cima da linha da pequena área é sinistro. Assim, agora é a hora e a vez de Júnior Brumado, longe de ser um grande jogador, mas mostra ser um jogador que pode render se bem aproveitado. Ontem, ele tentou fazer o papel de pivô e algumas vezes caiu pelos lados (o que não é a praia dele), mesmo mostrando sérias deficiências de domínio , passe e proteção da bola, fez muito mais que Kayke, pois pelo menos participou do jogo. No gol, mostrou faro de artilheiro e bom posicionamento na área. Decididamente, já está provado que temos de reforçar as 3 posições do ataque para o Brasileirão, com os 4 que aí estão não tem condições de fazer um bom campeonato.

E Guto, falar o que do nosso professor. Acho que dá para resumir numa frase, "ele está perdido". Se alguém quiser complementar, posta aí nos comentários.

Sobre o campeonato, o torneio é tão ridículo, que mesmo jogando pedra em santo, o Bahia tem uma chance razoável de acabar como primeiro, basta vencer o poderoso Jequié em casa e contar com a queda do Mamão em Feira. Para encerrar, aquele campo de ontem é criminoso, botar um atleta profissional para atuar naquele pasto é sacanagem. Tem uma região perto de Juazeiro que tem muito bode, podia colocar alguns para pastar naquela pocilga.

Ah tá, para quem não viu, o Bahia ganhou de 2x1 do Juazeirense de virada. O primeiro gol foi tão esquisito que os atletas não vibraram, pareciam que estavam com vergonha de fazer um gol daquele. E o segundo veio no apagar das luzes com Brumado de cabeça. Apesar do gol ter sido bisonho, o que vale é bola na rede, e acho que o Bahia tem de explorar e muito os laterais lançados direto na área, o clássico Cucabol que deu o título brasileiro de 2016 ao Porco.

Um comentário:

  1. concordo com o amigo qdo diz que Vinicius, Zé e Edigar devem estar no time. Gregore de primeiro volante não dá, outra concordância. Sabemos que Gregore e Vinicius estão bem. Mas, taticamente, não cabe os dois no time. Vinicius se encontrou esse ano como um meia mais recuado, uma espécie de segundo volante. Se Gregore, jogar de segundo volante, Vinicius, seria adiantado pra função de meia mais avançado e nessa posição, ano passado, ele esteve muito mal. Então, infelizmente, mesmo com os 2 jogadores estando bem nessa temporada, temos que optar por um ou outro jogador. Na meia, optaria por Regis ou allione. Entao, do meio pra frente, ficariamos com Edson, Vinicius (Gregore), Ze, Regis (allione) e Edigar; Junior(kayke).

    ResponderExcluir

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.