Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Dúvida boa

Hoje é dia de Bahia x Porco. O retrospecto recente mostra que não será um jogo fácil, são 2 derrotas e 1 empate, 4 gols feitos e 9 tomados. Ano passado, em um jogo eletrizante, no qual merecíamos melhor sorte, perdemos por 4x2 na Fonte. Os outros dois foram lá, um empate se 2x2, quando saímos atrás, mas Edigar, em excelente fase, decretou o empate. E, mais recentemente, perdemos por 3x0, num jogo que Keno infernizou a vida de Nino e Everson. Até esboçamos uma reação no segundo tempo, mas foi muito pouco.



O Porco trocou de treinador dias atrás, Felipão nem estreia hoje, ainda será o interino. Mas, todos tempos plena consciência que na história recente deles, o forte nunca foi o treinador, com todo respeito a todos que passaram por lá, era e continua sendo o elenco formado por uma vastidão de jogadores com características diversas, mas todos de boa qualidade técnica

Por sua vez, o Bahia vem de 4 bons hoje, quando ganhamos 2 e empatamos. O melhor é que nos 4 jogos, jogamos um futebol convincente e consistente, com vários lampejos de boas jogadas coletivas e individuais.

Entendo que Marco Antônio e Régis colocaram umas pulgas atrás da orelha de Enderson na luta pela titularidade contra Edigar e Vinícius. Decisão difícil, pois os 4 possuem qualidades e características importantes para o jogo de hoje, mas, como nada é perfeito, possuem defeitos que podem comprometer o desempenho da equipe.

Começando por MA. As principais virtudes são a velocidade, o drible na vertical, e a boa recomposição defensiva. Por outro lado, ainda toma decisões erradas - fruto da pouca experiencia-, ainda carece de melhor conclusão a gol, é não fecha para a área formando dois centroavantes contra dois zagueiros, tirando a sobra da zaga adversária.

Régis, O Régis dos Magos, vem de duas assistências e dois gols em dois jogos. Tem como principal virtude o jogo vertical, com dribles rápidos na direção ao gol, além de ser bom na tabela na curta distância, inclusive com os laterais. O principal defeito é não saber girar o jogo ou lançar, é incapaz de dar um passo de 20 metros ou mais. Outra virtude é saber aproveitar bem os espaços dados pelos times adversários no segundo tempo, em contrapartida, nas duas últimas partidas que entrou de primeira, se escondeu atrás dos volantes adversário, em especial no primeiro tempo, e mal pegou na bola. Também não tem um bom chute de fora da área. Na última partida viveu uma gangorra, herói ao dar o passe para o gol de Gilberto, vilão ao perder a bola que originou o segundo gol do Galo, e novamente herói ao empatar o jogo aos 49.

Edigar Junio é uma incógnita. Ninguém sabe qual EJ estará em campo. Pode ser um matador implacável, como no segundo turno da A de 17, ou um finalizador medíocre, sua fase atual. Tem como virtude fechar muito bem na diagonal, o que lhe permite chegar sempre bem e livre na área para concluir. Por outro lado, perdeu a força e velocidade para jogar pelos lados, apesar de saber fazer bem o 1-2 com o lateral. É muito bom para fazer o pivô e esperar o time chegar nos incontáveis chutões dados por nossa zaga. Por fim, recompõe mal na marcação.

Vinícius é de longe o mais criticado pela torcida. Insisto que de forma injusta. É um meia mais da.moda antiga, prefere o toque do que correr com a bola, até porque não sabe fazer isto, dificilmente consegue um drible em velocidade. Tem como principal virtude os passes rápidos e os lançamentos, além de bater bem de fora da área. Mas, falta objetividade e um passe mais vertical. Outro problema é o temperamento esquentado. Assim como Régis, costuma desaparecer em vários momentos na partida. Por outro lado, até pelo porte físico avantajado, recompõe melhor na marcação.

Como visto, temos 4 bons jogadores para duas vagas. A escolha entre eles, depende muito de qual esquema tático Enderson pretende usar. Com convicção, eu iria de Vinícius, deixando Régis para o segundo tempo. Na frente, sem muita convicção, eu iria de MA, para por correria em cima de Marcos Rocha.

Independente de quem jogue, o que importa é o time entrar ligado para matar o porco. Eles são os favoritos, por isto temos de jogar a responsabilidade para eles e jogar com inteligência para matar a partida quando as chances surgirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.