Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

sábado, 5 de janeiro de 2019

Primeiras impressões

Fala galera, depois de um longo período de férias curtindo nossa amada Bahia, estamos de volta com breves análises sobre o tricolor. Vamos direto ao ponto.



Começando pelo gol, entendo que estamos bem servidos, ao contrário da maioria, acho Anderson um bom reserva e entendo que foi bem quando precisamos ano passado. Fernando também não fez feio quando chamado. E Douglas confirmou ser o paredão que nos fez rapidamente esquecer Jeanzinho.

Nas laterias residem nossos maiores problemas. Na direita, mantivemos Nino, para mim um jogador que não traz nenhuma segurança na parte defensiva e tem pouca efetividade nos cruzamentos na parte ofensiva. E trouxemos Matheus Silva. Antes de qualquer análise do jogador, afirmo que sou totalmente favorável a este tipo de contratação, jogador novo, barato e com potencial de crescimento. Contudo, pelos vídeos que assisti, não me empolguei com a contratação. Infelizmente, me lembrei dos vídeos de Tinga, muita força física, algumas boas arrancadas, mas nenhuma assistência para gol. Continuo achando que este é um setor que terá de ser reforçado para o brasileirão.

Na esquerda, a situação não é muito diferente. Perdemos Léo, titular por toda temporada, mantivemos Paulinho, entendo ser um jogador de futuro, e estamos trazendo o dublê de atacante e lateral Caíque, também não vi muita coisa nos vídeos, apesar de um golaço de cobertura. A primeira coisa que precisa ser feita é definir onde Caíque será aproveitado, pois até os treinamentos físico e de fundamentos são diferentes para as posições que ele atua. Opino que deveríamos começar testando o moleque na lateral esquerda até pela carência que temos no setor. Esta é outra posição que me preocupa para o Brasileirão.

Na zaga, o maior reforço foi a saída de Grolli. Vai entregar o baba agora lá na terrinha. Ficamos com uma mescla de 3 experientes zagueiros e 3 moleques. A parada é aproveitar o Baianinho e o Nordestão para recuperar o futebol de Thiago, como falhou em 2018, com isto veio a insegurança, e o preparo de Jackson, mas principalmente dar rodagem aos moleques. Também não traria ninguém agora.

Para volantes também estamos bem servidos. Mantivemos os 3 da temporada passada, subimos Luiz Fernando, depósito muita confiança neste moleque, e trouxemos de volta Yuri. Minha dupla titular é Gregore e Élton, mas queria mesmo era ver Gregore e Luiz Fernando atuando juntos. Acho que se complementam bem. Nilton mostrou no final do ano que pode ser bem útil ao elenco, mas entendo que falta força física numa posição extremamente importante.

Na meia e ataque pelos lados, tivemos as perdas de Zé Rafael e Vinícius. Mas, entendo que estamos repondo bem e com jogadores com características distintas, o que vai permitir uma maior alternância de esquema tático ofensivo. Enquanto Rogério é um típico atacante de lado que entra na área constantemente, trouxemos alguns moleques como Arthur e Saylon que trarão muita qualidade na posse de bola ofensiva. Entendo que Igor vem para compor elenco. Meus titulares seriam Ramires, este é unânime, Arthur e Élber.

Propositalmente não coloquei Guilherme na lista de meias, pois entendo que ele é um grande jogador tecnicamente falando, mas com pouca movimentação e sem nenhuma capacidade de marcação. Por isto, entendo que ele tem de suprir a saída de Edigar na briga pela 9 com Gilberto. Para quem não se lembra, Guilherme surgiu como centroavante no Cruzeiro, com o tempo foi recuando para a meia, mas acho que está na hora de voltar às origens.

Não temos uma seleção como muitos pensam, mas apesar das perdas de Zé e EJ, entendo que estamos repondo bem e temos um elenco forte, com exceção das laterias. Para finalizar, se Jean Mota vier, para mim tem de brigar por posição com Élton e Nilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.