Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

terça-feira, 12 de março de 2019

Triste Bahia, oh, tão decepcionante

"Triste Bahia, oh, quão dessemelhante", cantou o gênio Caetano Veloso sobre o nosso querido estado. Ao final do jogo de domingo, esta era a única frase que vinha na minha inchada cabeça. Não adiantou a torcida fazer sua parte, enchendo a Fonte, o Bahia mais uma vez apresentou um futebol triste e sem inspiração, e com os jogadores cometendo erros primários na conclusão e criação das jogadas.



Não sou de ficar em cima do muro, para mim, as declarações de Belitanni e Victor Ferraz deixaram claro que Enderson tem seus dias contados no Bahia. É aquela história, quando a direção faz questão de vir para frente das câmeras dizer que o treinador está "prestigiado" é porque o cara já dançou, só falta a oportunidade para a tradicional frase do Chicletão "foi bom, valeu, adeus".

Sei que a maioria esmagadora da Nação espera por este momento e vai vibrar como um gol no momento do anúncio. Mas, queria fazer uma provocação, não seria esta a solução mais fácil para esconder todos os erros que comentamos desde o final do ano passado?

Não vou defender a permanência de Enderson, não por acha-lo um péssimo treinador, muito pelo contrário, entendo que ele tem totais condições para treinar o Bahia, como ficou provado o ano passado. Mas, tenho sérias dúvidas se ele ainda tem o controle do vestiário tricolor. Não vejo os jogadores jogando pelo treinador, vejo um time que se limita a fazer o básico, mas sem aquele algo mais que diferencia os times vencedores.

Voltando aos nossos erros. Quem foi que primeiro deixou claro que o Baianinho era um campeonato menor e sem importância? Nossa diretoria que disse que jogaria com o sub 23, com total "apoio" da torcida. Na época, afirmei que bastaria um resultado ruim para a torcida pressionar e o Bahia voltar atrás. Infelizmente, acertei. Se era para usar o sub 23 que montasse um time mais qualificado e bancasse as consequências.

Perdemos Vinícius, Thiago, EJ, Léo, e ZR, repomos a altura? Me parece que não. Reitero o que já escrevi várias vezes, sou totalmente favorável à política de contratação atual do Bahia focada em jogadores novos e com futuro promissor pela frente. Mas, não podemos depositar nesta molecada a responsabilidade por fazer o time jogar, os jogadores mais experientes precisam por a cara para bater, por enquanto só Gilberto fez isto, o resto está fazendo mal-mal o feijão com arroz.

A postura do Bahia atual me lembra muito a do time que fracassou na B em 2015. Time que se acha e pensa que vai resolver o jogo na hora que quer. Na época, MS achou que trocar o treinador era suficiente e vimos no que deu. Certo foi em 2016, quando o time começava a fazer água, o Bahia trouxe Guto e fez um expurgo no elenco se livrando de Lomba, Paulo Roberto e Danilo Pires. Em suma, não adianta só substituir Enderson por outro, isto é trocar 6 por 1/2 dúzia. Tem de mexer no elenco também.

Para encerrar, domingo vi algo de positivo no time. No início do segundo tempo, o Bahia voltou com Ramires e Shaylon mais próximos pela esquerda, o que fez o time surpreender o rival com Moisés sendo municiado pelos dois meias.

Por fim, podem discordar, mas a postura de parte da nossa torcida de domingo para hoje foi no mínimo infantil, parecendo aquele moleque dono da bola que acabava o baba quando estava perdendo. Jogar tudo que está sendo feito nos últimos anos no lixo é ridículo, para dizer o mínimo. Precisamos esquecer as duas goleadas que tomamos em 2013, pois ali mais do que mérito do rival foi safadeza de um grupo de jogadores que não honraram nosso manto. Temos de parar com esta merda de todo jogo contra o rival ter de ser goleada, isto só pressiona nosso elenco e incentiva o adversário.

Complicou e muito no Baianinho, mas ainda somos fortes e provaremos mais uma vez que somos o MAIOR DO NORDESTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.