Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

domingo, 27 de setembro de 2020

O Bahêa tá off

Mais uma derrota que nos afunda cada vez mais na zona de rebaixamento, da onde devemos tentar sair o mais rápido possível. Mas, para quem acompanha o Bahia como nós, sabemos que nossa campanha já era digna de Z4 desde o returno do ano passado, o que põe a DE na berlinda, por ter demorado demais a agir.


Contudo, não adianta chorar sobre o leite derramado, para frente é que se olha. E nesta linha, percebi que nos 2 últimos jogos o time já começou a ter a cara de Mano, um time mais bem postado defensivamente e com posse de bola. Entendo que na parte defensiva, fomos melhores ontem do que contra o Corinthians, a dupla Gregore e Ronaldo fechou bem a casinha. Os lances de perigo deles no primeiro tempo foram por uma falha de Édson ou numa trama muito bem feita nas costas de Capixaba. O gol no segundo foi devido a um vacilo de Juninho que marcou a bola e deixou o cara passar livre nas suas costas.


Ofensivamente, entendo que estamos com o esquema certo, o 4-4-2 me parece o melhor para este momento, mas com as peças posicionadas de forma equivocada. Falta qualidade para Gregore e Ronaldo, sei da importância da dupla na parte defensiva, mas só podemos jogar com um deles, com os dois não dá, pois não conseguem um passe mais qualificado na frente. 


O outro problema que vi ontem foi o posicionamento de Ramires, excessivamente aberto pelo lado quando o Bahia atacava, entendo que ele tem de fechar mais para procurar a tabela com os homens de frente e abrir espaço para a passagem do lateral. Até que para uma reestreia ele foi bem, mas renderia mais se não tivesse tão aberto.


Mas, a pior falha é o posicionamento de Rodriguinho,  o que vem se repetindo jogo após jogo. Estão querendo fazer com ele o que fizeram com Diego Souza no Sport e Thiago Galhardo no Inter, mas ele não tem característica e nem corpo para jogar ali. Ele rende melhor vindo de trás e de frente para o gol. Estamos queimando nosso melhor jogador por não saber aproveita-lo. Ele pode até ficar mais na frente no momento da marcação para se poupar fisicamente, mas quando recuperamos a bola, ele tem de voltar para dar mais qualidade ao passe tricolor.


Ontem, ficou muito evidente que falta alguém com mais ousadia e qualidade no passe no nosso meio, em vários momentos, nossos homens de frente se mexiam e apareciam livres, mas os caras do meio preferiam tocar para o lado ou para trás, numa clara demonstração de falta de qualidade e confiança. Teve um lance que Ramires deu uma caneta no lateral, ainda em nosso campo, Rodriguinho se movimentou bem, mas Ramires preferiu tocar para o lado, deu para ver pela tv que Rodriguinho reclamou muito com ele.


Ademais, acho que a chegada de Elias vai melhorar muito nosso meio, o colocaria no lugar de Ronaldo para dar mais qualidade no passe e principalmente na chegada na área adversária.


Por fim, tenho de fazer uma mea culpa, no início do campeonato achei que nossos zagueiros dariam conta, já está mais que provado que não darão. A esperança é Anderson Martins, com sua experiência, melhorar o futebol do escolhido para jogar ao seu lado. 


Sobre Clayson, juro que o defendi por achar que é um cara que não se esconde e sempre se apresenta para o jogo, mas bater pênalti da mesma forma dois jogos seguidos é coisa de quem está com a cabeça em outro lugar.


Estamos praticamente fora das principais lutas do campeonato, infelizmente só nos resta brigar por vaga na Sula, mas antes temos de sair e nos afastar da zona.


BBMP sempre

Um comentário:

  1. Então, concordo com toda a análise, com exceção da posição do Rodriguinho. Alguns jogadores têm como característica a habilidade, a técnica e até o posicionamento tático, como o Rodriguinho. No entanto, por não terem força e velocidade, é melhor que ele organize o time, tipo um segundo volante ou um terceiro homem no meio.

    ResponderExcluir

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.