Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Chegou a hora, Bahia

As quartas-de-finais da Sula começam hoje, de um lado estão Vélez, Universidad Católica, Lanús e o Independiente, turma forte. Só não digo que o campeão sairá deste grupo porque o Bahia está no outro lado na companhia de Defensa y Justicia, Junior Barranquila e Conquimbo. Mas, quais as reais chances do Bahia? Será que de fato temos alguma?

Vou ser bem sincero, acho que os argentinos são amplamente favoritos para conquistar o título. Vi vários jogos da Sula e entendo que eles estão sobrando na turma. O Velez depois de eliminar o Penarol, em Montevidéu, pelo gol qualificado, simplesmente atropelou o Deportivo Cali, ganhando de 2x0 em casa e goleando por 5x1 na casa do adversário. Vi parte deste jogo, os caras sobraram em campo. Por sua vez, o Lanús eliminou o São Paulo, líder do Brasileiro, em pleno Morumbi, e depois de perder na altitude por 2x1 para o Bolívar, massacrou no jogo de volta por 6x2, se fosse 8 ou 9 não seria nenhum exagero pelo domínio e quantidade de gols perdidos. Já o Independiente garantiu sua classificação no jogo de ida ao golear o Fénix por 4x1 na casa do adversário, em casa se poupou e controlou a classificação. O intruso deste chaveamento é o bicampeão e líder do campeonato chileno, o Universidad Católica, que se classificou pelo gol qualificado, ganhou fora por 2x1 e perdeu em casa por 1x0, o River Plate do Uruguai.



No chaveamento do Bahia não há time se destacando, o mais conhecido deles, o Junior Barranquila passou nos pênaltis, e pelo que vi do pouco que assisti, é um time extremamente forte na parte física, com dois 9 de ofício na frente, Borja e Téo Gutierrez, mas me pareceu um time fraco coletivamente e passível de ser derrotado pelo Tricolor. O Conquimba se classificou ao eliminar fora de casa os peruanos do Sport Huancayo, pelo que vi do jogo, a classificação foi muito mais pela fragilidade do adversário do que por méritos próprios do Conquimba. E tem nosso adversário, o Defensa, vi boa parte dos jogos contra o Vasco, entendo que o Defensa, treinado por Crespo, é um time que tem um bom controle do jogo, mas peca na capacidade de criar chances de gol, cerca mas não fere, além de ser um time que se expõe demais ao contrataque adversário, o Vasco, mesmo com toda sua fragilidade ofensiva, criou várias chances de gols.

Não digo que o Bahia é o favorito, pois não sei qual Bahia entrará em campo, se o aceso e efetivo que jogou contra o Melgar e Vasco na Fonte; se o guerreiro e copeiro que arrancou a classificação na marra lá na Argentina; ou se o apático e desligado que perdeu para o Melgar, foi goleado pelo Braga e perdeu de forma merecida para o Ceará em casa. Nas, CNTP, o Bahia teria todas as condições de eliminar o Defensa e o adversário da semi, pois possui jogadores experientes e de qualidade no elenco, mas falta ainda a confiança e a regularidade que moldam os times campeões, ainda somos um incógnita, cada jogo nos postamos e atuamos de forma diferente, não só coletivamente, mas individualmente também, jogadores que brilham numa partida simplesmente somem em outras.

Uma coisa é certa, o estilo de jogo do Defensa favorece ao Bahia, mas para aproveitarmos os espaços que vão surgir na defesa deles, se faz necessário que nosso meio-campo qualifique mais o passe e acerte os lançamentos para Rossi e Élber nas costas dos laterais. A Bola precisa chegar redonda em Gilberto. Eu entraria com Douglas (Anderson), Nino, Ernando, Juninho e Matheus; Édson, Ramon e Daniel; Rossi, Gilberto e Élber. Isto porque não acredito que Mano abandonará o 4-2-3-1, pois, se dependesse de mim, o Bahia já estaria jogando no 4-4-2 há muito tempo.

Mais uma vez, temos a real possibilidade de chegar numa semi da Sula, e só depende de nós, mas reitero, qual Bahia entrará em campo?

Um comentário:

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.