Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Mais um importante passo

Brocamos, e neste momento de risco de queda para a Série B, isto é o que interessa, futebol bonito e vistoso fica para outro momento. Contudo, ainda faltam 6 jogos e cabe refletir se sempre contaremos com a sorte e com a falha do goleiro adversário como aconteceu ontem. Tenho certeza que não, por isto, apesar do importante triunfo, entendo que ainda cabe refletir sobre o esquema tático do Bahia.

Defensivamente, entendo que o time evoluiu um pouco com Dado, apesar do péssimo segundo tempo contra o Sport. O time tem se postado num 4-1-4-1 com Gregore ficando entre as linhas defensivas. Mas, esta formação nos traz um grande problema ofensivo, pois quando recuperamos a bola, Ramires, Rossi e Tiago estão longes do campo ofensivo, até chegarem lá, já perdemos a bola.

Mas, o grande problema do Bahia está quando tem a bola e precisa jogar. Reparem que Gregore recua e forma uma linha de 3 com os zagueiros na saída de bola. Os laterais afunilam pelos lados e os “pontas” ficam estatístico em seus lugares. Com isto, dependemos muito da movimentação de Ronaldo, não tem esta capacidade, e Ramires para o jogo fluir. Não raro, depois de improdutivos passes laterais, um dos zagueiros tenta um inútil lançamento ou tenta enfiar (lá ele) a bola pelo meio para Gilberto, o que é um risco, pois a bola chega sempre na podre. Por isto, entendo que boa parte da torcida e a imprensa clama de forma correta pela escalação de um quarto homem de meio – Ramon ou Daniel – sacando do time um dos jogadores de lado. Daniel, pela sua capacidade de movimentação e boa qualidade no passe seria meu escolhido, com ele vindo buscar a bola atrás, Ramires poderia se aproximar mais da área, onde ele já mostrou ser frios e preciso, fazendo 3 belos gols.



Sobre os jogadores de lado, nada contra nenhum deles, já deixei claro que não gosto muito do futebol de Rossi, mas ele é o único atleta dos já testados que consegue dá profundidade ao time, é um típico ponta do futebol antigo, mas sem a habilidade de drible, e neste momento tem sido útil. Tiago, já disse aqui, é um jogador que fecha na área para marcar gol, foi assim no gol que fez contra o furacão e no gol perdido ontem, por sinal, apesar do gol perdido, ele fez um belo segundo tempo com muita movimentação e incomodou bem a zaga corintiana. Neste momento, eu sacaria Rossi para pôr o 4 homem de meio, até porque Nino é um jogador capaz de fazer o corredor pela direita, e porque Tiago já mostrou que se movimenta melhor do que Rossi, o que é fundamental num esquema com apenas 2 atacantes.

Contudo, sei que isto é só um desejo, Dado já deu mostras suficientes que continuará com o mesmo esquema tático, que ele esteja certo e o Bahêa continue brocando.

Por fim, é fundamental o Bahia pontuar bem nos próximos 3 jogos (Vasco, Fluminense e Goiás) para se livrar de vez do risco de queda e começar para valer a montagem do novo elenco para 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.