Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

domingo, 7 de março de 2021

Caminho certo

 Difícil comentar jogo dos aspirantes, pois ainda tenho dificuldades para reconhecer e sobretudo acompanhar os jogadores, mas vou me arriscar num breve comentário fazendo um link com o time principal.

Foram três jogos, com dois triunfos e uma derrota que aconteceu devido a uma falha do goleiro e um pênalti perdido, considerando também que é um time formado há pouco mais de um mês, é muito difícil fazer uma avaliação definitiva ou até comparar com o time de 20 que já vinha jogando junto desde 19.


Ontem, o time replicou o esquema tático do time principal com um 5-3-2 que variava em boa parte do tempo para o 5-4-1. Mais detalhadamente, Everson fez o papel de Patrick de Lucca, variando entre terceiro zagueiro, quando o time era atacado, e terceiro volante, quando a bola era nossa. Leozidio e Bruno foram os dois volantes, função primordial neste esquema. Jeremias fez o papel do meia que procura encostar no centroavante, na marcação, em alguns momentos, ele ficava na primeira linha fazendo o 2, como Rodriguinho, mas na maior parte do tempo, ele fez o quarto jogador da segunda linha, como Gabriel Novaes costuma fazer. Daniel Penha, assim como Rossi, é nossa válvula de escape em velocidade pela direita. Por fim, Ronaldo tem a mesma função de Gilberto, brigar com a zaga adversária 100% do tempo.


Isto é muito positivo, pois quando chamados para jogar pelo principal, a molecada já saberá seu papel em campo, o que facilita em muito a adaptação. E vamos precisar muito disto neste primeiro momento da temporada.


Sobre este esquema, engana-se quem acha que ele é simplesmente defensivo, foi muito no jogo contra o Galo, mas nem tanto nos outros dois, pois isto depende muito da onde o time posiciona suas linhas e seu terceiro volante. Se avançarmos as linhas e Patrick avançar mais um pouco, temos tudo para pressionar o adversário em seu campo defensivo e recuperar a bola perto da linha do gol. Porém, é fundamental qualificarmos a qualidade dos nossos três volantes e laterais, pois eles passam a ser fundamentais quando o time tiver a posse de bola. Precisamos de laterais com as características ofensivas de Nino nos dois lados, jogadores velozes e que buscam a linha de fundo constantemente. Por sua vez, os volantes precisam ter qualidade no passe, não apenas o lateral, fundamental para dar volume de jogo ao time; mas também no vertical, aquele que quebra a linha defensiva adversária. De preferência, precisamos de volantes que chutem bem de fora da área. Eu tentaria recuar Daniel para a função de Ronaldo e buscaria um volante de força para o lugar de Gregore.


No mais, é esperar as mudanças do elenco, mas não gastarei um segundo do tempo de vcs comentando especulação.


BBMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.