Marca SóBahêa

Marca SóBahêa

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A hora da verdade

No excelente vídeo dos bastidores de Bahia 3x0 Chape, Guto fez questão de frisar para os atletas que hoje é "a final". Eu entendo que hoje não é “a final” porque ganhar não significa a conquista do objetivo; por sua vez, a derrota não significa que está tudo perdido. E final é isto, tudo ou nada, o que definitivamente não é o caso hoje.

Eu classificaria esta partida contra o Vovô de fundamental, pois o triunfo mudará nossa expectativa de posição na tabela, deixaremos a luta pelo rebaixamento de lado e entramos de vez na briga pela primeira página da tabela, o que poderá nos levar à Libertadores depois de 32 anos. A derrota vai determinar que nosso objetivo é não cair e no máximo brigar pelas últimas vaguinhas da Sula.

Como escrevi alguns textos atrás, a volta da Nação Tricolor à Fonte e a intensidade que Guto impõe ao time em casa eram dois pilares da recuperação do Bahia, o excelente segundo tempo contra o Palmeiras e o sufocante 3x0 na Chape são provas disto. Mesmo assim, espero um jogo tenso hoje, o Ceará está mais que acostumado a jogar e aprontar peças no Bahia na Fonte, isto vem de muito tempo. Eles possuem um bom time, uma zaga  forte fisicamente, volantes de imposição física e um ataque que sabe o que fazer com a bola, mas não vêm numa boa fase, ainda não se acertaram com Tiago Nunes após a saída de Guto.


Por sua vez, o Bahia vive sua melhor fase em Brasileiro desde o primeiro turno de 2019, não estamos só ganhando, estamos ganhando e sobretudo apresentando um belo futebol, o que nos traz a esperança de dias melhores. Começando por Danilo que tem dado segurança lá atrás e calando de vez a boca dos críticos de véspera; Nino e Matheus Bahia, apoiados pelos meias, estão firmes na marcação e chegando forte no ataque, não por acaso dois dos três gols contra a Chape nasceram de cruzamentos deles; Conti e LO, bem protegidos pelo meio, estão firmes e seguros, jogando tranquilos e sem firulas; Patrick e Mugni podem não aparecer muito para a torcida, mas são fundamentais no sistema defensivo e auxiliam bem Daniel na armação do jogo, cabendo a Patrick a árdua e complicada missão de levar a bola da defesa ao meio; Daniel é o coração do time, é o cara que faz o time rodar e ter volume de jogo, no fantástico trabalho de Kleyton Sampaio é fácil ver com precisão a importância de Daniel para nosso sistema ofensivo, o cara é sempre um dos vértices do triângulo que os jogadores formam para trocar passes; Raí e Capixaba são gratas surpresas de Guto, não só dão velocidade, largura e profundidade ao time, como auxiliam na marcação e também na troca de passe no meio, Raí ainda tem a característica de fechar em diagonal na área e deixar seus gols; por fim, Giba voltou aos seus melhores dias, e quando ele está bem, a Nação fica feliz.

Sei que Mugni não entra em campo hoje, entendo que vai fazer muita falta, pois o meio do Ceará não é tão inocente como o da Chape, os caras sabem tocar e prender a bola bem. Conhecendo Guto, um forte adepto da máxima "time que está ganhando não se mexe", entendo que ele vai de Rodallega ao lado de Giba, uma boa opção porque Giba não ficará isolado na luta contra os gigantes da zaga deles, Roda já deu provas que sabe fazer bem o pivô e sair da área quando necessário, e os dois formaram uma bela dupla de ataque no último jogo, revezando quem ficava centralizado e quem recuava ou caía pelos lados. Ademais, Guto é o mentor do time dos caras, ele montou e dirigiu este elenco, conhecendo-o mais do que ninguém, com certeza com este conhecimento ele saberá explorar bem as deficiências do time jangadeiro.

Por fim, hoje é dia de deixar a corneta em casa, é dia de ir para a Fonte e jogar junto, lutar ao lado dos jogadores por cada segunda bola, é dia do torcedor tricolor fazer a diferença, vibrar do início ao fim e levar o time ao triunfo. Faca nos dentes, sangue nos olhos, alma no bico da chuteira e Bora Bahêa, Minha Porra.

Um comentário:

Prezados leitores, todos os comentários são bem vindos e enriquecerão as discussões. Entretanto, solicito moderação, evitando termos agressivos e acusações sobre jogadores, comissão técnica e direção do Esquadrão.
Solicito também respeito aos demais leitores, não sendo permitido postar xingamentos.
Os comentários que não atenderem as recomendações acima não serão aprovados.